quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Você conhece a estrutura do seu cabelo?

O fio de cabelo é formado por três regiões morfológicas, são elas medula, córtex, cutículas.

Anatomia do Couro Cabeludo

Medula

É o centro do fio e é parte mais importante do cabelo. A substância medular é diferente das outras, a queratina é mais flexível que no córtex, cutículas, porém há fios que não possuem medula.

Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um “direcionador” do novo fio em direção ao poro.

Córtex

A parte central do cabelo é forma quase 90% do fio, ele define as formas e estrutura fio. Nessa região é encontrada as seguintes ligações químicas, salina no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada, hidrogênio a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo, enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia) ou física (aquecimento) e sua transformação é permanente.

Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são ortho córtex: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%), para córtex, tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%), meso córtex, possui grande quantidade do aminoácido cistina.

Cutícula

Camada externa do fio de cabelo que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.

Nenhum comentário: