domingo, 12 de janeiro de 2014

Falando sobre cosmetologia.

Dentro da ciência farmacêutica temos uma área que é dedicada a pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização, e aplicação de produtos cosméticos.
O uso dos produtos são baseados em estudos dos recursos e substâncias dos produtos.

Utilizamos os produtos cosméticos para o tratamento da pele, cabelo e unhas. Dentro desses três itens podemos listar outro que estão relacionados de forma intrínseca, são eles: 

aplicação de unhas artificiais;

 penteados;

lavagem de cabelo;

 aplicações cosméticas;

 remoção de pêlo;

relaxamento capilar ou alisamentos;  permanentes;

apliques e perucas;

design de sobrancelhas. 


O cosmetologista é conhecido vulgarmente como especialista em beleza ou esteticista, é especializado em dar tratamentos de embelezamento.

Dentro da estética temos três funções distintas, são elas:

Função decorativa

Também denominada estética, visa promover um aperfeiçoamento na aparência do local onde o produto é aplicado

Função conservadora

É aquela relacionada com a proteção da pele e seus anexos diante dos efeitos de radiação, umidade, calor, frio intenso e outros de caráter físico.

Função corretiva

É aquela relacionada com o produto cosmético com finalidade de corrigir pequenas imperfeições relacionadas a estrutura orgânica da pele e seus anexos. Além disto também pode ser usada para o equilíbrio de pequenas alterações funcionais ou fisiológicas.


Vale salientar que esteticistas não são fisioterapeutas tão pouco médicos, em alguns casos algumas pessoas da área de estética recomenda o uso de algum medicamento ou algum procedimento médico sem o devido conhecimento técnico. Diagnósticos médicos errados, pode causar danos irreversíveis em caso de um mal diagnóstico.

Vamos trabalhar com consciência!






Nenhum comentário: